Meditação Dinâmica de Osho

Meditação Dinâmica de Osho

A Meditação Dinâmica é uma das técnicas de Meditação Ativa criada por Osho que envolve muita AÇÃO.

Envolve uma ação INTENSA nos primeiros três estágios, envolve INAÇÃO no quarto estágio e CELEBRAÇÃO no final.

E uma meditação que mistura CATARSE e CELEBRAÇÃO.

Para quem é esta prática?

Se você pode sentar-se silenciosamente, você não precisa desta técnica de Meditação Dinâmica, poderá praticar “zazen” e simplesmente sentar sem fazer nada.

Dai eu te pergunto: você pode sentar-se e ficar o tempo que queira silencioso e relaxado?

Se você ainda não pode, ainda não chegou neste estágio, eu te convido a experimentar a Meditação Dinâmica. Ela poderá ser uma meditação muito transformadora para você.

Esta meditação é um recurso rápido, intenso e profundo para quebrar velhos padrões de condicionamentos enraizados no corpo-mente que o mantém preso ao passado, e para experimentar a liberdade, o testemunho, o silêncio e a paz escondida por trás dos muros que nos cercam.

Esta técnica É PARA SER FEITA NO INÍCIO DA MANHÃ, quando “toda a natureza ganha vida, a noite passou, o sol está chegando e tudo se torna consciente e alerta”

É uma meditação maravilhosa para ser feita em grupo, quando for possível, encontre um Espaço de Meditação, que ofereça as meditações ativas de Osho e pratique junto com outras pessoas. Aqui no Espaço Equilíbrium – Em Vitória/ES, você poderá praticá-la conosco.

Porém, nestes dias de quarentena, esta técnica pode ser muito poderosa para você liberar as tensões e medos deste momento que estamos vivendo. De forma que, nestes dias é melhor não praticar junto com outras pessoas.

Se sentir o convite, encontre um espaço livre, que te permita se movimentar sem nenhum risco de topadas, sem nenhum risco de se machucar, um lugar em que você possa se expressar, com todo o seu corpo, com toda sua energia.

Esteja continuamente alerta, consciente, atento e perceptivo de tudo o que você fizer, não importa o que você faça. Permaneça um observador-testemunha.

É melhor estar de estômago vazio e usar roupas confortáveis.

A meditação Dinâmica de Osho, tem duração de uma hora e possui cinco estágios.

A música específica para esta meditação que orienta e apoia energéticamente as diferentes etapas pode ser encontrada no site: https://www.oshoplay.com/.

DINÂMICA

Primeiro Estágio: 10 minutos

Inspire e espire rapidamente pelo nariz, de maneira intensa e CAÓTICA. A respiração deve entrar profundamente nos pulmões. As palávras para a respiração deste estágio são: Intensa, profunda, rápida, sem rítimo, sem um padrão – Concentre-se sempre na expiração. O corpo vai cuidar do ato de inspirar. Use seus movimentos naturais do corpo para ajudá-lo(la) a acumular energia. Sinta sua energia aumentar e sustenta essa energia.

Segundo estágio: 10 minutos

Dê liberdade para seu corpo expressar o que quer que exista dentro dele. Siga seu corpo. Permita uma explosão. Livre-sende tudo que precisa ser jogado fora. Não segure nada. Cante, ria, grite, chore, berre, sacuda-se, dance, pule, rele para um lado e para outro. Movimente o corpo sem parar. Vale teatralizar, aliás, um pouco de atuação, de encenação pode te ajudar a começar. Em momento algum permita que sua mente interfira no que está acontecendo. Lembre-se de entregar-se totalmente ao seu corpo.

Terceiro Estágio: 10 minutos

Com os braços levantados acima da cabeça, ombros e o pescoço relaxados, sem forçar os cotovelos, pule emanando o mantra: HU! HU! HU! Com toda sua força, a maior intensidade possível. Todas as vezes que pisar no chão, sobre a planta dos pés, sinta o som martelar profundamente seu centro sexual. Dê tudo o que puder, exaurindo-se totalmente.

Quarto Estágio: 15 minutos

Pare! Congele na posição em que se encontrar no momento em que ouvir STOP!
Não se recomponha de modo algum. Nenhum movimento, pois qualquer tosse, qualquer coisa vai dissipar o fluxo de energia e o esforço será perdido. Seja um observador-testemunha de tudo o que está acontecendo com você.

Quinto Estágio: 15 minutos

Celebre! Comemore com música e dança, expresse tudo o que sente, agradeça, expresse sua gratidão para com você e para com o todo.

Veja a prática no meu canal do YouTube

Neste vídeo vou apresentar esta meditação com os mesmos cinco estágios, com a música específica para ela, em um tempo reduzido. Uma amostra ok?

O que é Meditação – Ensinamentos de Osho. Veja o vídeo completo no canal do YouTube.

Clique no botão abaixo e inscreva-se no Canal do Youtube para ser notificado dos próximos vídeos.

Deixe uma resposta